domingo, 27 de junho de 2010

Mobiles



Mobiles além de deixar o ambiente mais agradável e divertido desperta a curiosidade e a imaginação das crianças estão ai algumas dicas:









sexta-feira, 25 de junho de 2010

conhecendo meu corpo








Conhecer o corpo saber suas funçoes nomea-las é fundamental na educação infantil, usar o amigo para se conhecer, se descobrir com o outro pode se tornar uma atividade prazerosa e cheia de descobertas.Não deixe de trabalhar com sua turma!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os combinados

Combinados montado pela sala











Os combinados é uma maneira pratica em que o professor pode estabelecer de forma democrática regras de convivência criando na criança responsabilidades na sua relação diária com o outro e comigo mesmo. Complexo né??
Mas os combinados são primordiais para a boa convivência, logo na primeira semana deve-se montar com a turma, quando for expondo as imagens familiarize com os alunos se realmente eles acham que é um combinado importante ou não.
Dica importante: quando terminar de escolher as "regras" pedir para que os alunos a represente em desenho também assim ele se sentirá parte dessa construção.

sábado, 19 de junho de 2010

Boneco ecológico




Para conscientizar as crianças da importância do cuidado do ambiente e sua biodiversidade, fizemos um passeio e a partir de coisas simples como a diferença das folhas, observação do ambiente, os cuidados, observação dos bueiros. Fez com que as crianças mudassem alguns atos como jogar papel no chão arrancar folha e flores das plantas, a partir das que cairem naturalmente podemos brincar as que estão "vivas" ( não devemos puxar), devemos respeitar seu tempo.

BONECO ECOLOGICO:

MATERIAL:

Serrage
Meia calça velha
painço ou alpiste

MODO DE FAZER:

Amarre a meia em uma das parte, coloque o painço ou alpiste, a serragem e feche a outra parte também, modele e coloque em uma garrafa pet.
Deve-se aguar pelo menos um dia sim um dia não

DICA
pode-se decorar a garrafa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

As vogais






As musicas ajudam a aprendizagem a ficar com maior significado

Trabalhar o nome








O Nome é algo de extremo significado para a criança, então como trabalhar??
Comecei com minha turma a usar o crachá de mesa, fazer comparações deixando a criança tornar intima do nome e depois usei como recursos algumas atividades como essa... de principio trabalhando a inicial e a ultima letra...
Mas mesmo assim a criança precisa ter referencias de imagem... características dela própria para relacionar signo e significado. então optei em fazer esse cartas e trabalhar com o musica quando eu era pequeno

Outra dica: você pode usar figuras com o nome onde a criança guarda mochila, o caderno, e aos poucos ir tirando o desenho até que ela reconheça seu nome, depois dessa fase pode-se trocar de lugar os nomes e pedir para que ela encontre. Pedir para que as crianças distribua o crachá de mesa é uma boa opção para que elas conheçam os nomes dos amigos.

domingo, 13 de junho de 2010

Educadoras que trabalham comigo



Tia Thaeza Tia Rose e Tia Carol

Projeto circo

Título do projeto : Vem brincar que o circo já chegou

duração: 1 semana

Justificativa: Este projeto vem a transmitir um novo conhecimento para a criança sendo o circo uma profissão que tem como objetivo encantar e divertir as pessoas, despertando a imaginação e magia de ser criança.

Objetivo geral : Conscientizar os sobre a importância do circo para a imaginação e divertimento das pessoas.

Objetivos específicos :

· Valorizar o circo

· Conhecer os profissionais que trabalham no circo

· Desenvolver o gosto pela musica

· Estimular a criatividade e a oralidade.

Conteúdos : Usar musica para entendimento do espírito do circo. Atividades que envolvam a criatividade desenvolvendo a linguagem oral e escrita, respeitando os profissionais do circo e suas culturas

Metodologia :

· Músicas

· Colagens

· Atividades com jornais e revistas

· Experimentos

· Historia

Avaliação : Será diária e devidamente registrada através de observações

Culminância: as crianças teram uma manha diferente com musica e pintura de rosto, com a visita do palhaço ( uma professora se vestira de palhaço).