terça-feira, 21 de setembro de 2010

Natureza

Trabalhe as corres e tambem pinturas diversificada
Ex: para o amarelo flores de arvores amassada
vermelho tinta caseira
verde cole folhas de verdade
marrom terra molhada
preto: barbantes
A historia João e pé de feijão complementa essa atividade
Depois é só plantar o feijão e ver seu desenvolvimento
porque não abraçarmos uma arvore e sentirmos sua energia???
Matematica e ecologia, faça essa atividade no jardim da escola conte as flores as folhas caidas no chão
O que tem maior significado é fazer com as proprias mãos


Precisamos ir alem do que somente trabalhar uma data comemorativa, precisa incentivar a preservação o respeito com o planeta, algumas atividades em folhas complementar aqui postadas são riquíssimas se bem explorada, professor use e abuse da natureza com seus alunos, mas de uma maneira consciente

sexta-feira, 17 de setembro de 2010








Meio sem tempo para postar mais cheia de novidade, meninas estarei me organizando e os post serão mais frequente

O nome na educação infantil é a chave para a alfabetização
Uma dica é o cartaz de prega com a ficha de nome a partir dele pode-se fazer brincadeiras com toda a sala

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Artesanato com jornal



Estou trabalhando um projeto de educação ambiental com meus alunos do E.J.A e uma das proposta é a reciclagem... essa carriola foi feita por um aluno, com jornal, além de relaxar, motiva as aulas.
Em breve estarei postando outras idéias feita por eles também

Esse é o esboço do projeto:

Curso de Educação de Jovens e Adultos

C.E.P “ Paulo Freire”

Escola: Nossa Senhora de Lourdes

Profª: Thaeza Trevisi

Projeto : Reciclagem de lixo

Introdução

Segundo o PCN ( meio ambiente e saúde) a poluição é a contaminação ambiental passando por transformações e todas essas sendo boas ou ruins são causadas pela participação ativa do homem assim é de fundamental importância que se aprenda educação ambiental já que essa intimamente liga a saúde, sendo “ a poluição a introdução do meio ambiente” (BRASIL, 1997,p.37), este projeto não só contribuirá como um componente cognitivo, mas também como uma educação ética e moral na vida do aluno.

Pode-se olhar para todo o redor e perceber o quanto o planeta esta poluído, seja visual, degradação, lixo, sonoro, é pessoas acabando com o meio ambiente com o ar, onde as fumaças que saem de carros, industrias e queimadas propositais . É os rios cheios de lixos onde não se tem água limpa para beber e conseqüentemente não há peixes e vidas na água. Toda essa observação é de fundamental importância neste projeto vem da necessidade de ter-se uma escola mais limpa onde os próprios alunos se conscientizam para não jogar lixo no chão.

Este projeto vem de encontro à atualidade dos alunos onde vivem em um ambiente destruído pela mão do homem deve-se preparar crianças para serem diferentes, trabalhando a convivência e o respeito de um com o outro e do espaço.

Objetivos específicos:

· Estimular a leitura e a escrita; tanto como a oralidade e a socialização

· Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração),

· Conscientizar a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem

· Alertar para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza

Desenvolvimento:

poluição:

Poluentes atmosféricos

· Começar o assunto problematizando:

Como é o ar da nossa cidade, é limpo? Ele tem cheiro? Tem cor? Tem sujeira? Onde o ar é mais limpo, próximo de uma indústria (que solta fumaça pela chaminé), de numa avenida movimentada ou de uma praça? Por quê? Como poderíamos comprovar que há sujeira no ar?

Atividade catalisador de poeira:

· Na primeira etapa, os alunos prendem os filtros de papel no palito de churrasco. Posteriormente, cada aluno leva o filtro de papel para casa e o prende numa janela (preferência virada para rua). Após uma semana, os alunos levam os filtros para a sala de aula. Observando os filtros, os alunos poderão deduzir quais as ruas ou os bairros mais empoeirados.

· Também faremos anotações dos bairros em que cada catalisador será colocado e faremos referencia com o mapa das regiões mais atingidas.

· Trabalhar a queimada, usando textos e as próprias vivencias dos alunos, perguntando se já houve queimada em seu bairro o que eles acham dessas ações

Solução do problema, como purificar o ar

· Faze com que os alunos reflitam como recuperar o ar. A questão que será feita aos alunos é: Como podemos fazer para purificar o ar?

· Depois das respostas falar sobre a importância das plantas como purificador natural e dos desmatamentos como problema

· E usar vasilhas de água em ambientes fechados para purificar o ar e umedecer o ambiente.

Poluentes da água

Para desenvolvimento desse conteúdo será iniciado o livro a Iara e o poluente das águas

Trabalhar com textos:

· O estado da água e o ciclo da água

· Os lençóis freáticos

· Perguntar aos alunos: para que serve a água? Depois das respostas apresentar a utilidade da água

· Saneamento básico, tratamento de água e esgoto: estudo da conta de água

Atividade pratica filtragem de água:

· Usaremos areia água suja com lama, carvão, filtro de papel e uma garrafa pet transparente, corta-se a garrafa ao meio onde na parte do gargalo virara um funil, coloque o filtro de papel, em seguida a areia molhada, o carvão triturado e areia. Depois despeje um pouco de água suja. Verificarmos que a água parecerá um pouco mais limpa quando passa pelo filtro.

Reduzir o lixo: Coleta seletiva

· Considerando a situação crítica de limpeza urbana e de disposição final do lixo, trazer em forma de debate e textos uma proposta de seleção de lixo,

· Perguntar aos alunos se eles sabem que tipo de lixo pode ser recolhido pela coleta seletiva e se praticam em seus lares, depois dessas informações discutirmos o que é lixo e resíduo

· Usar a matemática para calcularmos através de problemas a economia socioeconômica que fazemos quando reduzimos o lixo domestico e recursos naturais com a reciclagem do plástico, vidro etc; a economia de água e energia; quantidade de matéria-prima utilizada para produção de um dado produto; custo de coleta, transporte e disposição adequada do lixo.

· Promover debates com a sala para solucionar problemas da poluição

· Trazer ao conhecimento dos alunos através de panfleto o dia da coleta seletiva de seu bairro

· Discutir com os alunos o que acontece com o lixo depois de sua coleta e todas as conseqüências da sua disposição inadequada (poluição e contaminação do solo, da água e do ar), atração de vetores de importância epidemiológica (ratos, moscas, baratas), desvalorização imobiliária.

Reciclagem e Reutilização

· Reciclagem de caixa de leite:

Usaremos caixas de leite vazias para fazer pulseiras, caixa de presente

· Reciclagem com jornal e papel:

Usar a técnica dos canudos de jornal para montar cesta e bicicletas para decoração de casas, papelagem decoração de vasos de plástico

· Reciclagem com garrafa pet ou plástico:

Faremos porta treco e brinquedos

· Reutilização de vidros:

Decoração de vidros para decorar a casa e guardar objetos

Recursos:

Lápis, borracha, canetinha, pincel, tinta, material reciclável, jornal, cartolina, revistas, sulfite, lápis de cor, giz de cera, papeis diversos, cola, tesoura, caderno, régua, computador, revista, livros.

Estratégias:

· Textos informativos

· Interpretação de textos

· Experiências matemáticas

· Produção de texto

· Atividades praticas (experiências)

· Atividade artesanal (reciclagem)

Avaliação:

Diária e continua em todo o processo de implementação do projeto bem como o desenvolvimento e hábitos adquirido pelos alunos no decorrer dos assuntos e nas atividades aplicadas

Culminância:

Exposição das peças recicladas no Festeja dia 23 ou 24 de outubro

Bibliografia:

Pires, Sandra Aparecida. Viajando pelo mundo da água: cartilha para aluno. Estância Balneária de Praia Grande, 2004.

Branco, Samuel Murgel. Iara E A Poluição Das Águas. São Paulo:Moderna, 2002. p.24

sábado, 4 de setembro de 2010

Folclore





Uma dica legal para folclore feito de garrafa pet, pote de sorvete e pintado com tinta de tecido...
pode ser aproveitada e reciclada que é mais importante!